Portas lógicas.

Portas lógicas.

As portas lógicas são blocos fundamentais que combinados dão origem aos circuitos lógicos, a partir do qual é possível realizar operações. As portas lógicas podem possuir diversas variáveis de entrada, porém apenas uma variável de saída por vez.


Tipos de portas lógicas.

Porta lógica OR, Porta Lógica AND, Porta Lógica NOT, Porta Lógica NOR, Porta Lógica NAND, Porta Lógica XOR, Porta Lógica XNOR.



Representações das portas lógicas.

Porta lógica OR: Uma porta lógica OR corresponde a um circuito lógico capaz de realizar a operação booleana OR, operação esta que consiste em valores de saída com nível lógico alto sempre que qualquer uma das variáveis de entrada apresentar também nível lógico alto. O CI mais conhecido que é capaz de realizar essa operação é o 7432, que possui quatro portas OR de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica OR e tabela da verdade:


Porta lógica AND: A porta lógica AND corresponde a um circuito lógico capaz de realizar a operação booleana AND, que consiste em valores de saída com nível lógico baixo sempre que qualquer uma das variáveis de entrada apresentar também nível lógico baixo. O circuito integrado mais conhecido que consegue realizar essa operação lógica é o CI 7408, que possui quatro portas AND de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica AND e tabela da verdade:


Porta lógica NOT: A porta lógica NOT, também conhecida como porta inversora, equivale a um circuito lógico capaz de realizar a operação booleana NOT, uma operação muito simples, em que a saída corresponde basicamente ao oposto do valor da entrada. Diferentemente das portas lógicas OR e AND, ela é realizada apenas com um valor de entrada. O CI mais conhecido é o 7404, que possui seis portas lógicas inversoras.

Exemplo de porta lógica NOT e tabela da verdade:



Porta lógica NOR: A porta lógica NOR é a combinação entre as portas lógicas OR e NOT! Ela funciona de modo semelhante à porta OR, porém seguida de uma porta inversora, de forma que a saída da porta NOR será igual ao inverso da saída da porta OR. Neste caso, a variável de saída irá para o nível lógico baixo sempre que alguma das variáveis de entrada estiver em nível lógico alto. O CI mais conhecido que é capaz de fazer essa operação lógica é o 7402, que possui quatro portas NOR de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica NOR e tabela da verdade:




Porta lógica NAND: A porta NAND é a junção entre as portas lógicas AND e NOT! Ela funciona de modo semelhante à porta AND, porém seguida de uma porta inversora, de forma que a saída da porta NAND é igual ao inverso da porta AND. Sendo assim, a variável de saída irá para o nível lógico alto sempre que alguma das variáveis de entrada estiver em nível lógico baixo. O circuito integrado mais conhecido que é capaz de fazer essa operação lógica é o 7400, que possui quatro portas NAND de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica NAND e tabela da verdade:





Porta lógica XOR: A porta lógica XOR, conhecida também como circuito anti coincidência, é representada por uma porta OR exclusiva, que consiste em valores de saída com nível lógico alto sempre que as variáveis de entrada, A e B, forem diferentes. O CI mais conhecido é o 7486, que possui quatro portas XOR de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica XOR e tabela da verdade:




Porta lógica XNOR: A porta lógica XNOR, conhecida também como circuito de coincidência, é representada por uma porta NOR exclusiva, em que os valores de saída terão nível lógico alto sempre que as variáveis de entrada, A e B, forem iguais. O CI mais conhecido é o 74266, que possui quatro portas XNOR de duas entradas cada.

Exemplo de porta lógica XNOR e tabela da verdade:



Referencias de pesquisa para a postagem:

https://www.manualdaeletronica.com.br/o-que-sao-portas-logicas-tipos-caracteristicas/



Comentários

Postagens mais visitadas