Simuladores para a eletrônica digital.
Simuladores para a Eletrônica Digital.
Os simuladores de circuito on-line estão ficando mais populares dia a dia. Os admiradores da eletrônica, assim como os profissionais e a galera maker, costumam usar simuladores de circuito para projetar e verificar diagramas de circuito.
Agora, a pergunta é: qual simulador eu devo usar? Qual é o melhor simulador? Bem, em uma frase que posso dizer é que "não existe O melhor simulador". Depende da sua exigência e nível de conhecimento. Se você é apenas um iniciante, vai precisa de um simulador básico e menos complexo, então alguns simuladores serão melhores para você. Mas se você é profissional e muito especialista nesta área, obviamente precisará de um simulador mais complexo, completo e multiuso.
1. EasyEDA - Easyeda.Com
O EasyEDA é um conjunto de ferramentas EDA (automação de projeto eletrônico, também chamada de projeto eletrônico auxiliado por computador (ECAD)), gratuito, sem necessidade de instalação, baseada na Web e na nuvem, que integra desenvolvimento de esquemático, simulador de circuito em modo misto e layout de PCB em um ambiente no navegador WEB, para engenheiros eletrônicos, educadores, estudantes, makers e entusiastas.
Prós:
Comunidade enorme e sempre crescente;
A biblioteca de componentes é bastante vasta;
Simulador bem completo;
É possível projetar PCB de alta qualidade;
O circuito de projeto/PCB não precisa de conhecimento prévio do ambiente. Por isso iniciantes podem facilmente começar a trabalhar com o EayEDA;
EasyEDA é totalmente GRÁTIS.
Contras:
Fazer a simulação é meio difícil.
Você precisa seguir o guia de instruções do próprio site.
Na minha opinião um dos melhores simuladores para quem está iniciando no mundo da eletrônica e de quebra quer conhecer um pouco sobre Arduino também.
É uma ferramenta de desenvolvimento e simulador de projeto de circuito desenvolvido pela AutoDesk, permitindo que você projete o circuito, veja-o na protoboard, use o Arduino, simule o circuito e, eventualmente, programe o projeto também.
Você pode programar o Arduino diretamente a partir das simulações feitas de software, é só baixar o arquivo com o programa e transferir para a sua placa real.
Prós:
O design da saída é mais fácil de interpretar e será uma referência útil ao fazer uma conexão na vida real, por utilizar a protoboard;
Pode simular e programar o Arduino;
A biblioteca tem componentes básicos para quem quer iniciar os teste em eletrônica.
Contras:
Não é possível desenhar um circuito rapidamente, pois você precisa ligar todos os cabos igual faz em uma protoboard;
A lista de componente não pode ser ampliada;
Você não pode editar as características dos componentes.
Comentários
Postar um comentário